REDE DE METRÔ E MAPA DAS ATRAÇÕES DE BCN

por | Transportes | 3 Comentários

Neste artigo contaremos tudo o que você precisa saber sobre o metrô de Barcelona: linhas, horários, bilhetes, preços, paradas, áreas … enfim!

Entender como o metrô funciona é essencial para o sucesso das suas férias, depois de ler este post você saberá como chegar facilmente ao seu alojamento, como chegar às principais atrações e como se locomover facilmente pela cidade, se você já sabe tudo sobre o metrô e quer comprar o passe Hola Bcn para o transporte público, clique no botão azul.

MAPA METRÔ DE BARCELONA  

Vamos começar do básico, clique no botão azul abaixo para abrir o mapa oficial do metrô de Barcelona, ele está em pdf e você também pode baixá-lo, imprimi-lo e levá-lo com você, e também pode retirar uma cópia gratuita nos escritórios do Barcelona Turisme no aeroporto ou nas estações de metrô.

A rede metropolitana de Barcelona é composta por 12 linhas, cada uma das quais é marcada por um número precedido da letra “L” (L1, L2, L3, etc.) e por uma determinada cor.

Algumas dessas linhas são operadas pela empresa de transporte de Barcelona, TMB, enquanto outras (L6, L7 e L8) são administradas pela empresa ferroviária da região da Catalunha (FGC). Esta informação é útil porque a transição de uma linha TMB para uma do FGC não pode ser feita com o mesmo ticket (continue lendo para informações do ticket).

INFORMAÇÃO PRÁTICA  SOBRE O METRÔ

ZONA METROPOLITANA

Todas as paradas do sistema de metrô de Barcelona (incluindo o aeroporto de El Prat) estão localizadas dentro da zona 1 de transporte. Isto significa que com os seus travelcards Hola Bcn ou Barcelona Card, pode chegar a qualquer estação de metrô. Continue lendo para mais informações sobre ingressos.

FREQUÊNCIA

Durante o dia normalmente a frequência de passagem do metro é de 2-4 minutos, enquanto que à noite pode esperar até 10 minutos.

A partir de fevereiro de 2016, o metrô também chega ao aeroporto de Prat ( clique aqui para obter mais informações sobre transferecias para o aeroporto); a frequência de passagem dos trens da linha que liga o aeroporto ao centro (L9S) é de cerca de 7 minutos.

TEMPO DE VIAGEM

Normalmente, o metrô leva entre 1 e 2 minutos para chegar à próxima parada. A linha roxa L2 é geralmente a mais “lenta”, enquanto a vermelha L1, a verde L3 e a azul L5 são bastante “rápidas” porque as paradas estão mais próximas.

Mudanças de linha podem ser mais ou menos “desafiadoras” dependendo do caso, no entanto, considerada uma média de 5 minutos para realizar o transbordo.

O tempo de viagem do terminal 1 do aeroporto de El Prat para Torrassa (mudança com a linha vermelha L1) é de cerca de 35 minutos, de T1 a Collblanc (mudança com L5 azul) leva cerca de 38 minutos, enquanto há mais ou menos 40 minutos para chegar à Zona Universitária (mudar com a linha verde L3). Do T2 levará alguns minutos a menos.

HORÁRIO DO METRÔ

Horário Geral

  • De segunda a quinta-feira: das 05:00 h às 00:00 h
  • Sexta-feira: das 05:00 h às 02:00 h
  • Sábado De 05:00 a noite toda (não fecha) *
  • Domingo: das 00:00 h às 00:00 h
  • Feriados especiais: 23 a 24 de junho, 15 a 16 de agosto 23 a 24 de setembro, 31-1 janeiro

RESUMIMOS

  • de domingo a quinta: das 05:00 h às 00:00 h (partida do último trem do terminal).
  • Sexta e vésperas de feriados: das 05:00 h às 02:00 h (partida do último trem do terminal).
  • Sábado: das 05:00 h – serviço ininterrupto até domingo à noite.
  • serviço ininterrupto até as noites de 23 a 24 de junho, de 15 a 16 de agosto, de 23 a 24 de setembro e a noite do final do ano.

BILHETES DE METRÔ

As opções neste caso são de muitas maneiras diferentes. Como você já sabe, nós sempre recomendamos fazer um passe turístico com viagens ilimitadas em transporte público, seja Hola Bcn ou Barcelona Card, para ajudá-lo a escolher nós criamos este post com as diferenças entre os principais cartões de viagem de Barcelona, que também contém links para comprá-los com o desconto online.

Se você preferir não comprar um cartão com viagens ilimitadas, poderá comprar bilhetes únicos nas máquinas de metrô. O custo nesse caso é de 2,20 euros por viagem. Alternativamente, e você também pode comprar um t10.

Para uma análise aprofundada sobre os vários tipos de bilhetes, sugiro que leia o artigo sobre transporte em Barcelona; Em geral, tenha em mente que um bilhete tem uma validade de 75 minutos. Nesse período, você pode fazer todas as alterações desejadas, desde que não saia das catracas do metrô. Conforme mencionado no início do artigo, o transbordo para uma linha de metrô do FGC (L6, L7, L8) terá que ser feito com um novo ticket.

Crianças até 3 anos não pagam pelo transporte público; a partir de 4 anos pagam o preço total.

 

AS PRINCIPAIS LINHAS, PARADAS E TRANSFERÊNCIAS

LINHA L9S – LARANJA

Essa linha é a mais nova da rede de transporte de Barcelona e conecta o Aeroporto Prat (ambos, terminal 1 e terminal 2) com outras linhas que levam ao centro.

Principais alterações: A linha laranja cruza a L1 vermelha na estação Torrassa, a L5 azul em Collblanc e a L3 verde na Zona Universitária.

Não é uma linha muito rápida, mas ainda muito conveniente para chegar ao centro, especialmente se você chegar atrasado no fim de semana.

LINHA L1 – VERMELHA

A linha vermelha é uma das minhas favoritas, atravessa toda a cidade de leste a oeste e pára em locais de interesse, como o Arc del Triunfo (Park de la Ciutadella), Plaça Catalunya e Plaça d’Espanya. Ficar perto da linha vermelha é uma excelente solução para quem quer se movimentar com agilidade.

Principais alterações: a L1 cruza a linha amarela em Urquinaona, a verde na Plaça d’Espanya, a viola na parada Plaça Universitat ou o Clot e o azul em Sagrera ou Plaça de Sants.

Para mais informações sobre hospedagem , leia este artigo.

LINHA L2 – ROXA

A linha roxa conecta Badalona (fora de Barcelona) com Paralelo. Os principais pontos de interesse nesta linha são a Sagrada Família, Passeig de Gracia, onde pode admirar as casas de Gaudí e Sant Antoni em Raval, uma área muito característica famosa pelo seu mercado.

Principais alterações: A linha roxa cruza a L4 amarela e a L3 verde no Passeig de Gracia, a L5 azul na Sagrada Familia e a L1 vermelha na Plaça Universitat ou na Clot.

Para mais informações sobre a Sagrada Família clique aqui.

LINHA L3 – VERDE

Esta linha é um pouco distorcida, então calcule bem o caminho que mais lhe convém antes de sair, mas sem dúvida viaje por diferentes pontos de interesse. O metro verde tem 3 paragens na Rambla (Plaça Catalunya, Liceu, Drassanes), depois continua para o norte até Passeig de Gracia e Diagonal, enquanto no outro lado continua para a Plaça d’Espanya através do Poble Sec e Parallel. Este metro também tem paragens perto do Parque Güell (Vallcarca), do Camp Nou (Les Corts) e do Parque Labirinto da Horta (Mundet).

Parallel é a parada para quem quer desfazer o fim de semana em algumas discotecas históricas como o Apolo ou o Plataforma.

Principais alterações: a L3 cruza a L5 azul na Diagonal, a L1 vermelha na Plaça Catalunya e na Plaça Espanya, a L4 amarela no Passeig de Gracia e a L2 púrpura no Parallel e Passeig de Gracia.

Para mais informações sobre a vida noturna, leia aqui.

LINHA L4 – AMARELA 

O metrô linha amarela é a favorita dos amantes da praia e talvez o menos amado pelos moradores, porque, especialmente no verão, é sempre muito lotado. Ele se junta ao bairro boêmio de Gracia, ao norte da cidade, com Passeig de Gracia, a praça da catedral del Gótico e atinge as principais praias, como Barceloneta e o Porto Olímpico.

Principais alterações: cruzamento com a L1 vermelha na Plaça Urquinaona, com a L2 roxa no Passeig de Gracia, com a L3 verde no Passeig de Gracia, com o L5 azul no Verdaguer.

Escolher alojamento perto das estações  de metrô amarelas é uma excelente ideia para quem quer dedicar-se ao mar e ao relaxamento total…

Saiba mais sobre as praias da cidade neste artigo.

LINHA L5 – AZUL

Esse metrô é aquele que eu pessoalmente defino a linha de negócios, é praticamente paralelo ao L1, mas se move para a área “alta” que seria o lugar com mais escritórios e áreas residenciais.

Os principais pontos de interesse nesta linha são a estação de trem de Sants, Badal (para quem visita o Camp Nou) e a Sagrada Família.

Principais alterações: a L5 cruza o metro L3 verde na Diagonal, a L4 amarela na Verdaguer, a L2 púrpura na Sagrada Familia.

Para mais informações sobre a visita ao Camp Nou, clique aqui.

As outras linhas são menos usadas por aqueles que visitam Barcelona por alguns dias, mas se você tiver alguma dúvida, deixe-nos um comentário e nós entraremos em contato com você!

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE METRÔ DE BARCELONA

ACESSIBILIDADE PARA DESFICIENTES FISICOS

Consulte o artigo  para pessoas com deficiência.

CÃES

Como nos perguntam frequentemente (e ficamos muito felizes), queríamos dizer a todos os amantes de cães que seus amigos podem entrar no metrô, mas com algumas regras: eles devem ter um focinho e a coleira deve ter 50cm de comprimento. Há também momentos em que você pode usar o medidor acompanhado de seu cão: de segunda a sexta das 7 às 9:30 e das 17 às 19; Sábado e domingo sem limite de tempo. Cães não podem ser transportados em ônibus.

3 Comentários

  1. Oí Eduh
    Chego em Barcelona dia 2 de setembro e estarei aí uma semana. Me dá algumas recomendações de rotas rápidas?;)
    Muito abrigada.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *